quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Conheça Florianópolis, em Santa Catarina

Um público bem variado: é isso que você vai encontrar em Florianópolis, a capital de Santa Catarina. Na Avenida Beira Mar, nos shoppings e restaurantes, não é raro ver grupos de jovens, famílias,...

Um público bem variado: é isso que você vai encontrar em Florianópolis, a capital de Santa Catarina. Na Avenida Beira Mar, nos shoppings e restaurantes, não é raro ver grupos de jovens, famílias, casais, surfistas, estudantes e idosos. Isso porque essa fantástica ilha é capaz de agradar a todos os gostos, graças às variadas praias e atrações. Entre dunas, boas ondas, águas tranquilas, trilhas, lagoas, pequenas ilhas e lindas fortalezas, os turistas simplesmente não podem ficar parados. O sol e o mar azul são substituídos pelos shoppings e passeios pelo centro histórico nos dias mais frios, garantindo a diversão durante o ano todo.

Com ótimos hotéis, restaurantes renomados e todo suporte para os turistas, Floripa é um destino versátil, que proporciona o contato com a natureza, a tranquilidade das praias e a boa estrutura de uma capital. Conheça algumas das principais atrações dessa ilha que de tanto encanto, não é raro encontrar moradores que conheceram a cidade em uma viagem a turismo ou a trabalho. Que tal aproveitar as férias de final de ano com uma praia por dia e assistir ao incrível réveillon na orla?

Floripa
A Fortaleza São José da Ponta Grossa, uma das construções que estão no roteiro de fortalezas da ilha


Atrações em Florianópolis

O carro-chefe da ilha não poderia ser outro senão suas praias. Elas são quase 100, com as maias variadas características e públicos, dependendo da região. No leste da ilha, por exemplo, as praias ideais para a prática do surf dominam a paisagem. Já ao norte, estão as águas mais tranquilas e praias mais familiares.

Floripa
A Joaquina é o principal destinos dos surfistas


No litoral leste, a grande estrela é a praia da Joaquina. Descoberta pelos surfistas na década de 70, de lá para cá ela já foi sede de importantes campeonatos nacionais e internacionais. Adeptos do sandboard e vôlei de areia também frequentam o local, que é dominado pelo público mais jovem, lojinhas de artigos de surf e artesanato e pousadas. Outra praia com o perfil da Joaquina é a Praia do Mole, cujo acesso é feito por trilhas. Com ondas fortes e uma profundidade que varia bastante, ela é desaconselhável para crianças pequenas, mas perfeita para quem busca as melhores condições para a prática do surf.



Quem gosta de agito, pode também contar com a Barra da Lagoa, repleta de bares e restaurantes. Mas, se o seu negócio são praias desertas e belas paisagens, não deixe de conhecer a Praia da Galheta. O acesso é feito por uma trilha de 300 metros, um pouco acidentada, mas nada que a tranquilidade do local não compense.

Floripa

No norte da ilha, Jurerê é uma das regiões mais exclusivas de Florianópolis. A praia é divida em duas áreas. Em Jurerê Internacional estão as mais belas mansões, um shopping a céu aberto, bares e restaurantes sem comparação. Já em Jurerê Tradicional o destaque é para os restaurantes típicos. As águas de Jurerê são calmas, o que favorece a promoção de um dos maiores eventos sediados na ilha, o Iron Man. Em maio, os competidores nadam 3,8 km no mar, pedalam 180 km pelas estradas e fecham a competição com uma maratona de 42 km de corrida.


As águas também são tranquilas na Praia dos Ingleses, destino preferido dos turistas argentinos. Ela também atrai praticantes de sandborad, com belas e extensas dunas. Canasvieiras, também ao norte, possui uma ótima estrutura, bons hotéis e vários restaurantes e bares. Da orla partem escunas que levam os turistas às ilhas próximas, como a de Anhatomirim, que possui uma das mais belas fortalezas da região. Outras praias ótimas para quem viaja em família são a Praia da Daniela, Cachoeira Bom Jesus, Lagoinha e Ponta das Canas, que também conta com ótimos restaurantes. Quem procura praias mais agitadas, pode contar com a Praia Brava e a Praia do Santinho, ambas com boas ondas, muita natureza e vários frequentadores.



Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa possuem areias mais escuras e uma orla mais estreita, atraindo visitantes pela cultura das vilas de pescadores e restaurantes que servem frutos do mar fresquinhos.

Floripa

No sul da ilha, as praias de Campeche e Armação também costumam atrair os surfistas. A Praia da Solidão e Matadeiro são mais tranquilas, com um acesso um pouco mais complicado. O clima rústico em meio à natureza forma um cenário fantástico para quem quer descansar e aproveitar a pouca movimentação. No Morro das Pedras fica o Retiro dos Jesuítas, uma antiga construção com um mirante. A Açores oferece ótimas trilhas e a Ribeirão da Ilha também carrega a cultura açoriana em suas construções e tradições.


Não deixe de conhecer também a Ilha do Campeche. Para chegar até ela, basta pegar um barco na praia de Armação. Os visitantes podem mergulhar nas águas transparentes para observar a vida marinha ou conhecer as inscrições rupestres, preservadas nos sítios arqueológicos visitados com guias.


Procurando passagens e hospedagem para esse destino? Acesse: www.vectur.com.br

Fonte:
Mala Pronta - Acesso dia 11/01/2012
http://www.malapronta.com.br/blog/2011/08/31/conheca-florianopolis-em-santa-catarina/

Nenhum comentário:

Postar um comentário